Black Friday. Encantos ou desencantos?
- Julianne Simões

 - 25 de nov. de 2021
 - 3 min de leitura
 
Atualizado: 26 de nov. de 2021
Será que essa é a melhor época para liquidações, no Brasil?
A Black Friday é um mega evento de descontos e promoções, que acontece no Brasil no dia 26/11. Ela é espelhada na Black dos Estados Unidos, porém lá fora acontece após o feriado de ação de graças, conhecido como Thanksgiving.
Os lojistas utilizam essa data para “queimar os seus estoques e aumentar a liquidez de seus caixas”, pois essa é a maior época de consumo nos Estados Unidos.

E aqui no Brasil como Funciona a Black ?
O Natal é a época de maior consumo no Brasil. Agora pense comigo, por qual motivo o lojista realizaria um saldão faltando apenas um mês para o Natal?
Já que a chegada do final do ano é. Período onde as pessoas estão mais suscetíveis a comprar, não se encontra nenhum motivo para o lojista vender o seu estoque por um preço menor faltando apenas um mês para o Natal.
E aí por que a Black vende tanto?
Muitas pessoas aguardam esse dia para realizar suas compras, pois acreditam que estão diante de grandes oportunidades e como seres humanos enviesados (simplificamos a tomada de decisão) não gostam de perder oportunidades.
Chamamos isso na psicologia econômica de aversão à perda, ou seja, medo de ficar de fora. É por isso visualizamos como grande oportunidade as promoções, e sentimos dor ao não aproveitar.
Quando estamos expostos a vários estímulos de compras, somos invadidos por muitos desejos, isso faz com que muitas vezes compremos algo de forma rápida e automática.
Você já realizou uma compra com poucos cliques após ver um anúncio do seu “influencer” predileto? Indicando ser uma boa oportunidade? Quem nunca, não é mesmo?
Normalmente os anúncios são realizados por meio de frases como:
“É a ultima a oportunidade”” os preços estão lá embaixo”” faltam poucas horas para zerar o carrinho” Você irá perder a ultima chance “.
Essas frases nos levam a um senso de urgência, e quando há pouco tempo para pensar ou fazer comparativos de preços costumamos tomar uma decisão equivocada.
Todos nós precisamos de um ponto de referência para tomar uma decisão, e não cair em atalhos mentais como o da ancoragem, que consiste em comprar um produto que teve o seu preço elevado, mas apresenta um desconto significativo, fazendo com que o comprador acredite estar levando uma super vantagem.
Por isso antes de cadastrar o seu celular, e-mail ou entrar em grupos de promoções, saiba exatamente o que você precisa comprar e de preferência faça pesquisas de preços com antecedência. Já que você estará exposto a muitos apelos de compra precisando se manter firme para não realizar compras desnecessárias. Se você se conhece e sabe que não tem maturidade para tal, não confie no autocontrole e reduza a quantidade de exposições a estímulos de compras.
Há estudos eu comprovam que o uso do cartão de crédito reduz a dor do pagamento, essa dor se assemelha a uma dor física, pois ambas acessam o mesmo lugar do cérebro.
“Ai né meu amor, parcelou e ativou a contabilidade mental, que são as caixinhas ilusórias da nossa mente, que nos iludem achando que nosso dinheiro vai ser suficiente para comprar todos os nossos desejos, mas não é bem assim que funciona, porque quando chega a fatura dói! Viu?”
Então como aproveitar itens em promoção?
Vamos refletir!
Faça uma lista de seus desejos, necessidades e pesquise o valor com antecedência.
Este item esta com desconto mesmo?
Eu estou comprando por desejo ou necessidade?
Eu compraria esse item mesmo sem desconto?
Fazer comparativo. Com o mesmo valor desse item, o que eu compraria? Ex.: O valor de uma troca de celular vs uma viagem
Agora que você já sabe um pouco mais sobre a Black Friday, que tal compartilhar esse artigo nas suas redes sociais? Se ficou com alguma dúvida, pode deixar nos comentários.







Muito interessante essa matéria,pois é tdo tão tentador que compramos até o que não precisamos.Valeu a dica.
Amei esta matéria! Muito importante estarmos atentos para não cair nos encantos das promoções "frajutas".