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Pedacinhos do Nubank

  • Foto do escritor: Julianne Simões
    Julianne Simões
  • 30 de nov. de 2021
  • 3 min de leitura

Atualizado: 6 de dez. de 2021

Vale a pena Investir ?

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A história do Nubank: como o roxinho conquistou o coração dos seus usuários


Em meados de 2012, David Vélez (fundador e CEO do Nubank), passou por uma experiência burocrática e frustrante ao atentar abrir uma conta em um banco tradicional no Brasil. Nessa época era quase impossível se pensar em abrir uma conta pelo celular de forma simples e gratuita.


Foi através dessa experiência frustrante, que David pensou em criar uma experiência única no serviço bancário, democratizando o acesso a produtos digitais e humanizando o atendimento. Assim surgiu o cartão roxo, único, 100% gratuito que ganharia o mercado nos anos seguintes.


A estratégia do Nubank

O roxinho sabe como conquistar seus usuários.

A jornada do maior banco digital do mundo, utiliza vários insights da psicologia econômica em seu modelo de negócios.


Segundo uma pesquisa global (Statista), o Brasil é um dos maiores países com influência em redes sociais, com cerca de 43% de usuários que compraram produtos ou consumiram serviços por indicação de influenciadores e foi isso que aconteceu quando o Nu, convidou a cantora Anitta para fazer parte do seu time de conselheiros. Esse efeito na psicologia econômica é chamado de efeito Halo. Quando compramos algo não pelo produto em si, mas vinculado a imagem de quem o oferece.

O Nubank é o maior banco independente do mundo em quantidade de clientes, com mais de 42 milhões de clientes.

A estratégia do banco é aumentar a base de cliente com baixo custo de aquisição, no mundo dos negócios, chamamos de CAC ( custo de aquisição de cliente).


Como fazê-lo em um ambiente onde existe tanta concorrência?

  • Cartão de crédito internacional, cor violeta, 100% gratuito. Na psicologia das cores, a cor violeta, esta ligada à produtos únicos e exclusivos.

  • Conta corrente 100% digital e livre de burocracias

  • Um dos primeiros bancos a liberar o Cashback.

Sempre de olho em seus clientes criando conexão e pessoalidade na sua forma de se relacionar.

A última estratégia usada pelo Roxinho foi o programa Nu sócios “distribuição gratuita de pedacinhos do banco”. Essa com certeza é mais uma forma de inserir mais CPF’s em sua corretora.


E o que esta por traz disso ?


Trazer esses CPF’s para a Nuinvest ( corretora do Nubank) e aumentar sua base de clientes.

Quem sabe se tornar a maior corretora em número de usuários ? Boa sacada, não é mesmo?


Esse movimento “gratuito” facilita que seus usuários adquiriram outros produtos do banco, aumentando a transacionalidade e a receita do banco.


Falando em Receita, é nesse ponto que eu quero chegar.

Que o NU é um grande banco, não há dúvidas de seu potencial de crescimento e valorização da marca. O modelo de negócios do banco é aumentar a base de clientes, ganhando cada vez mais espaço entre seus concorrentes, aumentando o valor da marca.


Um ponto importante a ser avaliado antes de você tirar dinheiro do bolso e investir no IPO do NU, é que desde 2012 o banco só realizou lucros, ou seja, colocou dinheiro no bolso de seus “possíveis” acionistas no segundo semestre de 2020 e demonstrou prejuízos todos os outros períodos.


Qual é a grande sacada então?


Com o IPO o Nubank pretende ultrapassar “em valor de mercado ” os bancos SANTANDER e ÍTAU, atingindo patamares de 50 bi de dólares, mas isso não significa que no curto prazo o banco irá entregar lucro para os seus "sócios, já que, o recurso captado no IPO será utilizado para capital de giro e investimentos na própria plataforma, ou seja, reinvestido no próprio negócio.


Mas a ação do Nubank não vai subir ?

Ninguém sabe. o mercado está precificando que a ação esta acima do preço justo e geralmente quem topar entrar em um IPO somente pela promessa ou vieses afetivos

( carinho pela marca), sem analisar os fundamentos, pode estar entrando em uma aposta.


Agora que você já sabe um pouco mais sobre o IPO do Nubank, que tal compartilhar esse artigo nas suas redes sociais? Se ficou com alguma dúvida, pode deixar nos comentários.




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